terça-feira, 20 de setembro de 2011

Campanha da Audição faz alerta sobre prevenção da surdez


A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 76% da população dos grandes centros urbanos podem sofrer perdas auditivas com exposição constante a ruídos superiores ao limite de 85 decibéis. Diante deste contexto, os alunos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga (Unipac) desenvolvem uma campanha com o objetivo de alertar sobre os cuidados com a audição.

Assim como a Comunidade Surda Brasileira, que comemora o Dia Nacional do Surdo no dia 26 de setembro, a ação é realizada pelos futuros fonoaudiólogos também em alusão à data. A Campanha de Audição da Unipac Ipatinga tem inicio nesta quarta-feira (21) e se estende até o dia 26, com orientações à comunidade sobre os riscos dos ruídos, distribuição de material explicativo, realização de meatoscopia (inspeção do canal auditivo para verificação de obstrução de cerúmen), além de medição do ruído, utilizando o equipamento decibelímetro.

De acordo com a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unipac Ipatinga, Flávia Guimarães Ribeiro, o evento objetiva conscientizar a comunidade, jovens e profissionais sobre as consequências do ruído no sistema auditivo. “Abordaremos a prevenção de forma geral, destacando o uso do aparelho MP3 com som muito alto, poluição sonora das ruas e cuidados para a limpeza dos ouvidos”, enfatiza.

Desde 2005, a Campanha de Audição é realizada anualmente pela Unipac Ipatinga, abordando temas relativos à surdez e demais riscos provenientes dos ruídos sonoros. “A perda auditiva pode ser irreversível, por isso a prevenção é tão importante. A maioria das perdas auditivas nos adultos é decorrente ou agravada pela exposição ao ruído. Portanto, é preciso estar atento aos principais sintomas da perda auditiva – zumbido e dificuldade para entender algumas palavras – e procurar um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo para avaliação e conduta terapêutica”, ressalta Flávia Guimarães.
 
Programação:

 
clique na imagem para ampliar
Teste da orelhinha
 
Os cuidados com a audição dos recém-nascidos também serão abordados pelos estudantes nas orientações às comunidades de Ipatinga. Segundo Flávia Guimarães, um dos serviços de grande importância para saúde do bebê é o Teste da Orelhinha. “O exame é realizado para verificar se a criança nasceu com algum problema de audição. Se for confirmado, a criança passa por uma série de exames para concluir o diagnóstico e, então, inicia-se o tratamento fonoaudiológico para estimulação da audição. Estudos científicos comprovam que o tratamento iniciado no primeiro ano de vida apresenta melhor resultado do que quando iniciado após um ano de vida do bebê”, finaliza a coordenadora do curso de Fonoaudiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.