quarta-feira, 11 de abril de 2012

Alunas da Unipac Timóteo conquistam estágio na Aperam


Estágios em empresas de grande porte do Vale do Aço estão entre as diversas oportunidades conquistadas pelos alunos da Unipac Vale do Aço. Quem compartilha desta experiência são as estudantes do curso de Administração da Unipac Timóteo Priscila Lage Silva, Grasiele Aparecida Pereira e Andrea de Souza Andrade, que, agora, integram o quadro de estagiários da Aperam South America (antiga Acesita).

Das quatro vagas oferecidas para estudantes de Administração no Programa de Estágio Aperam 2012, três foram conquistadas pelas alunas da Unipac. Para obtenção da vaga, os candidatos inscritos passaram por um criterioso processo seletivo, que envolveu triagem de currículo, avaliação psicológica, dinâmica de grupo, entrevistas técnicas, avaliação de Inglês para cursos específicos e exames médicos.

O coordenador do curso de Administração da Unipac Timóteo, Paulo Roberto Silva, ressalta que o curso de Administração prepara os seus alunos para o mercado e para conquista de estágios. “A metodologia de ensino do curso é constituída de projetos interdisciplinares. Tudo para que os nossos alunos coloquem em prática o conhecimento adquirido em sala da aula. A cada período, por meio de feiras, seminários, projetos e planos de negócios, os estudantes vivenciam a realidade das organizações com trabalhos que possuem a dimensão semelhante a de um  Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, reforça o coordenador.

Na Unipac, além de um ensino de qualidade, que prepara o aluno para o mundo corporativo, os graduandos contam também com a Central de Estágio que auxilia no processo de seleção. “Por meio do Programa de Capacitação do Estagiário, a Central de Estágio oferece palestras, minicursos e oficinas sobre temas relacionados à apresentação pessoal, comunicação, ética e relacionamento. Esta ação preparatória possibilita que os estudantes tenham atitude, o que também é muito importante em um processo seletivo”, frisa.

Aluna do 8º período, Andrea de Souza acredita que o estágio, além da experiência prática, ensina a ter conduta profissional. “Trabalho para ser uma profissional com as competências requeridas pelo mundo moderno, com comportamentos, habilidades e atitudes que possibilitem o crescimento organizacional, o desenvolvimento humano nas organizações e a melhoria contínua dos processos”, enumera a estagiária do departamento Fiscal Tributário da Aperam.

Formação acadêmica e carreira profissional

Quem também acredita que o estágio enriquece a formação acadêmica é a estudante Grasiele Aparecida Pereira. Cursando o 7º período, a aluna faz estágio na área de Suprimentos Matérias-Primas e Produtos Industriais da Aperam, e procura participar de todas as atividades propostas pelos docentes. “O conhecimento adquirido nas disciplinas, além da vivência prática de mercado dos professores, contribui muito com o desenvolvimento do meu estágio. Com esta experiência, espero obter novas oportunidades no mercado, pois a Aperam é uma grande vitrine de profissionais qualificados”, revela.  

No ambiente organizacional, o que faz parte da rotina do estágio de Priscila Lage Silva são atividades da Gerência de Suprimentos, Materiais, Insumos e Serviços da Aperam. A aluna do 7º período conta como o curso de Administração contribuiu com a conquista do estágio. “O curso abrange diversas áreas que dão suporte para o estágio. É possível ver que o curso visa à formação de profissionais com espírito empreendedor, capacitado para atuar de forma organizada e para liderar novos negócios. Por isso, acredito que com este estágio tenho a oportunidade de complementar meu conhecimento, que servirá de base no mercado de trabalho”, descreve Priscila.

Mercado de Trabalho

E é com o foco no mercado de trabalho que o curso de Administração da Unipac Timóteo passa a oferecer, a partir deste ano, nova matriz curricular. “O curso está mais voltado para a demanda do mercado local. Nosso objetivo é formar profissionais com conhecimento técnico-científico em Administração, capacitados para atuar no mercado de trabalho de forma criativa e inovadora, com aptidão para compreender as questões sociais, políticas e econômicas da produção e operações e seu gerenciamento”, informa o coordenador do curso Paulo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário em breve responderemos.